quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Nadador Filipe Alcântara é o convidado de hoje do TVE Esporte
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Filipe Alcântara rescinde com União e retorna para Salvador
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Alcântara estréia mal no José Finkel
O atleta volta a cair na água hoje (22), às 18h, nos 400m livre. A prova será transmitida ao vivo pela SPORTV.
Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Baiano disputa Troféu José Finkel de natação
De acordo com Filipe, suas séries de treinamentos estão focadas nas Maratonas Aquáticas, mas acredita que pode subir ao pódio. “Estamos em fase de treinos longos, que não são os ideais para piscina. Ganhamos resistência, mas perdemos velocidade. Mesmo assim, acredito conquistar alguma medalha”, explicou Alcântara, que é detentor do recorde estadual nos 1500m, no Rio Grande do Sul.
Alcântara assumiu que gosta das provas de piscina, apesar de ter direcionado sua carreira para o mar. “Confesso que gosto das provas de piscina, até porque dá uma maior visibilidade ao atleta. Nas grandes competições sempre tem cobertura da imprensa. Pretendo voltar a competir nessa modalidade, e em alto nível”, concluiu o atleta, que já fez parte da equipe da Seleção Brasileira Junior de natação.
Seguem as datas em que Filipe cai na água:
1500 livre: Terça-feira (21/09), às 10h, com transmissão ao vivo do SPORTV;
400 livre: Eliminatória - quarta-feira (22/09), á noite (horário a confirmar). Caso se classifique, nada a final na quinta-feira (23/09), às 10h;
800 livre: Final no domingo (26/09),pela manhã, com transmissão ao vivo do SPORTV (horário a confirmar).
Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Travessia Inema: Allan e Ana ganham fácil
Caminho aberto para Allan completar os 10 km em primeiro, seguido do também baiano Victor Simões e do gaúcho Samuel De Bona. No feminino, Ana Marcela acabou em primeiro lugar. Na segunda posição, chegou a catarinense Djenifer Arnold, do Unisul (SC). E pra completar o pódio, outra representante soteropolitana: Marcia Pereira dos Santos.
Fonte: Correio da Bahia
sábado, 4 de setembro de 2010
Filipe Alcântara passa mal e abandona prova
Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585
Filipe e Allan falam para a TVE sobre a rivalidade entre ambos
A matéria será exibida hoje (4), às 12h.
Parceiros e rivais
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Filipe Alcântara confirma presença em Inema e revive duelo que o projetou
De acordo com Filipe Alcântara, o duelo com Allan do Carmo é apenas dentro do mar, fora dele há uma grande amizade. "Nadamos juntos desde a época em que éramos adolescentes. Por coincidência, ele foi até meu colega de faculdade. Com a gente não existe isso de rivalidade, e sim, uma vontade de vencer muito grande. Mas o Allan hoje é o melhor maratonista brasileiro", revelou Alcântara, que também é colega de Carmo na Seleção Brasileira.
"No ano passado foi tudo muito mágico. Ninguém esperava que eu fosse vencer. Na verdade, poucos me conheciam. Só quem acompanhava mesmo as maratonas aquáticas e assistiu a Travessia dos Fortes que sabia quem eu era. Hoje estou mais preparado, experiente e me sinto na obrigação de fazer bonito mais uma vez", declarou Filipe, que atualmente usufrui de toda estrutura necessária para crescer como atleta proporcionada pelo União,clube que defende as cores.
Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585
sábado, 24 de julho de 2010
Filipe Alcântara permanece no Canadá para participar de etapa da Copa do Mundo
De acordo com o atleta, seu maior adversário nas competições internacionais tem sido a temperatura da água. "Eu nunca senti tanto frio na vida quanto o que passei no Mundial. A água do Canadá é muito gelada e atrapalhou bastante o meu rendimento. Em alguns momentos eu nem sentia meu braço. Por conta disso, vários atletas não conseguiram concluir a prova. Mas, para um atleta que quer se destacar internacionalmente, isso tem que ser superado", comentou Filipe Alcântara, que se considera mais preparado para este embate. "Agora eu já sei o que vou encarar e pretendo melhorar o meu tempo", concluiu Alcântara, que concluiu o percurso em 2h03min12s.
A competição terá o mesmo palco e formato do Mundial (10km) e conta novamente com a participação dos maiores nomes das maratonas aquáticas do mundo. "São muitos atletas do mesmo nível disputando o mesmo espaço braçada a braçada. A prova, com certeza, terá um ritmo muito intenso. Os que não se sairam muito bem no Mundial vão querer se destacar na Copa do Mundo", declarou o atleta do Grêmio Náutico União.
Além de Filipe, o evento conta com a participação dos brasileiros Allan do Carmo, Samuel de Bona e Ana Marcela, também atletas da Seleção Brasileira.
Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585
domingo, 18 de julho de 2010
Filipe Alcântara é 21º nos 10km masculino do Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas
- Até que comecei bem, passando no bolo dos 15 primeiros na primeira volta, mas com o frio, minhas braçadas já não eram as mesmas. Foi o pior frio que já senti, mas valeu ter terminado a prova no primeiro Mundial - afirmou após sair da água.
Allan do Carmo, outro brasileiro na prova, permaneceu atrás de Alcântara até a metade da prova, quando iniciou uma recuperação, terminando em 10º (2h01min15s). Trinta e oito nadadores largaram e somente 28 cruzaram a linha de chegada.
5km masculino
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Filipe Alcântara e Samuel de Bona chegam ao Canadá
Também representam o Brasil na competição o baiano Allan do Carmo (Aceb/BA), a baiana Anna Marcela Cunha (Unisanta/SP) e a paulista Poliana Okimoto (Corinthians/SP). Cento e quarenta e quatro nadadores, de 30 países, participam das provas de 5, 10 e 25km – na qual o Brasil não terá representantes. O Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas será realizado no Lago Saint Jean.
Fonte: Grêmio Náutico União
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Filipe comemora aniversário treinando em Portugal
Os também baianos Allan do Carmo e Ana Marcela, não deixaram a data passar em branco e fizeram uma surpresa para o atleta.
Segue, logo abaixo, uma carta do nadador, sem cortes ou edições, em que ele conta um pouco do momento que está vivendo:
"ANIVERSÁRIO EM PORTUGAL!!!
Bom pessoal,depois de um tempinho sem escrever diretamente para todos,aqui estou eu mais uma vez.Dessa vez num momento totalmente diferente,e em outras condições.Quem me acompanha sabe das mudanças que aconteceram na minha vida esse ano:mudança de cidade,de clube,de treinador,vagas na seleção brasileira,enfim...inúmeras coisas que surgiram,e que agora eu posso dizer que só vieram para o meu bem,para a minha evolução, para o meu crescimento tanto no esporte,tanto como pessoal.
Atualmente morando em Porto Alegre, passo por um momento que para mim está sendo fantástico.Com melhores condições de treino,um clube com uma estrutura excelente, e que mais que isso,que acredita nos seu atletas,e com um treinador de altíssima qualidade,hoje a minha vida de atleta é outra,pois possuo condições de treino iguais aos melhores atletas do mundo desta modalidade.E mais do que isso,tenho a completa tranqüilidade para fazer apenas aquilo que eu amo...NADAR!Por isso,estou muito Feliz.
Mas mudando um pouco de assunto,hoje dia 23 de Junho,véspera de São João,completo 21 anos de idade.Acostumado a comemorar meus aniversários em festas Juninas e com minha família,esse ano ``comemoro`` meu aniversário de forma diferente,pois estou em PORTUGAL,para participar da terceira etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas.Sendo assim,sem pamonha,sem canjica,sem milho,sem amendoim,e sem dancar um bom forró!Estou triste por isso?Muito pelo contrário,estou muito feliz por estar conhecendo mais um país desse mundão,e também por estar competindo com os melhores nadadores do mundo de Maratona Aquática,o que sempre foi o que mais quis como atleta...estou muito Feliz!E além disso,meus companheiros de seleção Allan,Ana Marcela e Samuel,me fizeram uma surpresinha e me deram uma linda camiseta de presente.E aqui fica um muito obrigado aos três.
Agora falando um pouco dessa competição aqui em Setúbal,a certeza que eu tenho é que vai ser uma prova de altíssimo nível.Por estarmos a menos de um mês do Campeonato Mundial em Roberval no Canadá,essa prova aqui em Portugal serve como preparação e como uma breve avaliação de como vai ser o Mundial,por isso muita gente veio competir aqui.Uma outra dificuldade é água fria,a temperatura da água pode variar de 17 à 19 graus o que é bastante GELADO.Mas enfim,estou muito preparado para essa prova,após 3 sofridas semanas de treinamento em altitude.Estou muito bem fisicamente,mais forte,e treinando como nunca...ás vezes tenho até me surpreendido com o que tenho feito nos meus treinos.Mas é isso,agora é esperar até sábado para ver se realmente os treinos estão fazendo efeito.HAHAHA!!!
E para matar um pouco a saudade do São João,vai aí uma música que marcou bastante os meus aniversários e festas Juninas que já passei.
http://www.youtube.com/watch?v=A3Df_soN_O8&feature=related
E UM ÓTIMO SÃO JOÃO!"SE DIVIRTAM POR MIM!
Filipe Alcântara "
Filipe é convocado para disputar etapa da Copa do Mundo, em Portugal
Equipe brasileira que treinou no México. Destes, apenas Arapiraca (segundo da esquerda para direita) não participará da etapa em Portugal
Sorriso no rosto e disposição para refazer as malas. Essa tem sido parte da rotina do baiano Filipe Alcântara, que, desde a sua chegada no Grêmio Náutico União (GNU/RS), há apenas quatro meses, já viajou a dois países. O nadador retornou recentemente do México, onde passou três semanas realizando treinamento em altitude e recebeu a notícia de que foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para disputar a etapa portuguesa da Copa do Mundo (10km), na cidade de Setúbal. A competição acontece no sábado (26) e faz parte da preparação brasileira para o Mundial, que acontece no mês de julho, no Canadá.
“Fiquei muito feliz com esta convocação. Quando disputei o Sul-americano da Colômbia, no mês de março, senti bastante a altitude. Além disso, era a minha primeira competição internacional como profissional. Mas agora eu tive a oportunidade de treinar no México e terei nova chance de me preparar em águas internacionais”, comemora Alcântara, que já está familiarizado com a touca canarinha. “Só tenho a agradecer à CBDA pelo voto de confiança depositado. Mostrarei o meu trabalho mais uma vez”, acrescentou.
De acordo com o nadador, se depender do seu rendimento nos treinos, retornará para o Brasil com medalha. “Tenho treinado como nunca! De domingo a domingo. As vezes fico até espantado com o que estou conseguindo fazer. A estrutura do União tem me proporcionado ganhos impressionantes”, declarou Filipe, que acredita que o maior adversário será a temperatura da água. "Chega a bater 17 graus!", completou.
Coincidentemente, esta terceira etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas, em Portugal, acontece um dia depois do confronto entre Brasil e Portugal na Copa do Mundo de Futebol. Segundo o atleta, a responsabilidade aumenta. “Temos que vencer tanto na água quanto na grama. A delegação brasileira está muito unida para fazer bonito nesta competição. A mídia daqui está abordando bastante este confronto”, disse.
A competição promete ser uma das mais disputadas do ano, pois é a última prova internacional antes do Mundial do Canadá. A equipe brasileira será formada por Filipe Alcântara, Allan do Carmo, Samuel de Bona, Ana Marcela e Poliana Okimoto.
Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Em Portugal, seleção de maratonas aquáticas torce pelo Brasil na Copa
A equipe brasileira de maratonas aquáticas já está em Portugal para a disputa da terceira etapa da Copa do Mundo, marcada para sábado. Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo, Filipe Alcântara e Samuel de Bona nadarão os 10km de Setúbal com alguns dos melhores nadadores do planeta. Na véspera, os brasileiros prometem fazer muito barulho durante o jogo entre Brasil e Portugal, nesta sexta-feira, pela última rodada do grupo G da Copa da África do Sul.
O Brasil brigará pelo tricampeonato feminino, já que Ana Marcela Cunha foi a campeã de Setúbal em 2008 e Poliana, no ano seguinte. Nesta temporada, já foram realizadas duas das oito etapas do circuito. A Federação Internacional (Fina) reduziu o número de provas em relação a 2009, que teve 12 etapas. Por enquanto, Ana Marcela Cunha soma o maior número de pontos no ranking mundial (34), seguida pela alemã Ângela Maurer (30). No masculino, Allan do Carmo, vice-campeão de 2009, está em segundo este ano (28), atrás do sul-africano Chad Ho (36).
Fonte: Globo.com
Filipe Alcântara e Samuel de Bona competem na Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas
- Esta será a última competição preparatória. Depois, os dois nadadores entrarão na fase de polimento, onde são abordados aspectos específicos do treinamento - explica o técnico unionista Christiano Klaser, que os acompanha em Portugal.
A prova de 10 quilômetros começa às 16h (12h no horário de Brasília), na Baía de Setúbal.
Fonte: GNU
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Samuel de Bona e Filipe Alcântara realizam treinamento em altitude no México
San Luis Potosí, México, 1.860 metros acima do nível do mar. É lá que os nadadores Samuel de Bona, 19, e Filipe Alcântara, 20, estão realizando um treinamento em altitude preparatório para o 6º Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, que ocorre em julho, no Canadá. Os dois atletas do Grêmio Náutico União estão acompanhados pelo seu técnico, Christiano Klaser, que destaca o ritmo dos trabalhos até o momento:
- Estamos treinando em dois turnos, todos os dias (desde segunda-feira, quando desembarcaram no México). Amanhã começam os treinos mais fortes. O pessoal está se sentindo bem. Acho que vai ser uma boa temporada aqui.
Complementam a equipe brasileira no México os nadadores Allan do Carmo, Anna Marcela Cunha e Poliana Okimoto - grupo que representará o Brasil no Mundial -, com os respectivos técnicos.
Fonte: Grêmio Náutico União (www.gnu.com.br)
terça-feira, 4 de maio de 2010
Filipe Alcântara e Graciele Hermann nadam finais da primeira etapa do Troféu Maria Lenk
Ontem à tarde, Samuel de Bona competiu na primeira série da final dos 1500 metros nado livre, conquistando a primeira posição após uma disputa acirrada com Caio Serebranik por quatro centésimos (15min56s50 contra 15min56s54 – marcas que podem ficar entre as oito melhores). Bernardo Figueiredo, outro nadador envolvido na prova de fundo, foi terceiro. Os revezamentos feminino e masculino também caíram na água na segunda-feira para participar da primeira série do 4x50 metros livre.
Quinze nadadores do Grêmio Náutico União competem no 50° Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk, em Santos (SP), que ocorre de 3 a 9 de maio, na piscina da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A competição, que neste ano inaugura o formato com finais, semifinais e finais, conta com a participação de 434 nadadores, de 41 clubes. O Troféu Maria Lenk será seletiva para duas competições: Campeonato Pan-Pacific, nos Estados Unidos, e o inédito Torneio das Quatro Nações de Natação, que reunirá nadadores da Austrália, Brasil, Canadá e França, no Canadá, ambas em agosto.
Fonte: Portal GNU
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Alcântara estréia no Troféu Maria Lenk
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Filipe Alcântara bate dois recordes em piscinas gaúchas
Nos 800 metros, Alcântara fez 8min05s e superou, com a folga de quatro segundos, o recorde estadual pertencente ao seu colega de equipe, o gaucho Samuel de Bona. “Caí na piscina apreensivo. Sabia que precisava de um bom resultado para melhorar a minha auto estima, mas tinha a convicção de que iria pegar pedreira. Dei tudo de mim e consegui”, comemorou Filipe, aliviado após o ouro e a detenção do melhor tempo. “Meus maiores adversários eram o Samuel e o Bernardo Figueiredo, que treinam comigo. Eu sei o quanto que eles são bons” acrescentou.
Segundo Alcântara, o bom resultado na prova dos 800m o encheu de expectativas para brigar pela quebra de recorde nos 1500m, mas agora teria um novo adversário: o cansaço. “Eram duas provas no mesmo dia. Uma em cada turno. Kiko, o meu treinador, pediu que descansasse bem, que teria todas as condições de vencer novamente. Assim fiz e venci”, declarou o atleta, que superou o desgaste e terminou a prova em 15min26s, dois segundos mais rápido que o recorde de Carlos Pavão. “Estou muito feliz não só pelos recordes, mas por ter melhorado o meu tempo nas duas modalidades. E o melhor, consegui isso tudo no mesmo dia”, declarou”.
Com estes resultados, Filipe se sente preparado para disputar o Troféu Maria Lenk (antigo Troféu Brasil), que acontece nos dias 3 a 8 de maio, nas piscinas do UniSanta, em Santos, litoral Paulista. “Estou muito confiante”, concluiu o baiano.
Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
71) 8797-0585
Nadadores unionistas vencem no Torneio Classe Aberta – 1º Semestre
Fonte: Grêmio Náutico União/RS
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Filipe vai ao Rio disputar prova que o lançou para o Brasil
Este domingo (4) será um dia especial para o atleta baiano, Filipe Alcântara. Após voltar da altitude de Medellín (COL), onde disputou os Jogos Sul-Americanos, o nadador viaja ao Rio de Janeiro, com mais experiência, para disputar a prova que proporcionou a sua projeção no esporte: a tradicional Travessia dos Fortes. A prova, que é considerada a mais popular travessia da América Latina, tem início às 8h, com largada na praia de Copacabana e término no Leme (3.500m).
Segundo Alcântara, que foi bronze na edição passada, a prova carioca tem um charme peculiar. “Eu não conheço um nadador que não tenha o desejo de participar desta prova. É um momento em que todas as atenções da natação se voltam para o Rio”, afirma o baiano, que considera o palco da competição uma das mais belas paisagens do país. “É muito linda”, acrescenta.
O percurso de 3,5km é um dos favoritos de Filipe Alcântara, que promete subir ao pódio, mas prevê grande dificuldade. “No ano passado eu era um ilustre desconhecido e fui o terceiro colocado. Mas neste ano a galera vai me marcar desde o começo da prova”, brinca o nadador. Segundo Alcântara, seus bons resultados nesta distância são por conta da sua influência na piscina. “Como venho da piscina, onde os percursos são menores do que as maratonas, tenho a velocidade como marca. Neste tipo de prova a velocidade conta mais do que a resistência”, completa.
A competição conta, na classe Elite masculina, com a participação de 50 feras da natação nacional e será transmitida ao vivo no Esporte Espetacular, da Rede Globo.
Lucas Gaspari
Jornalista e Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585
terça-feira, 23 de março de 2010
Maratonas Aquáticas - Jogos Sul-Americanos
Veja abaixo as informações sobre a participação dos atletas do Grêmio Náutico União nos IX Jogos Sul-Americanos:
Natação – Maratonas Aquáticas
Atleta: Filipe Alcântara
Período: Dias 23 e 25 de março
Local: Villa Nautica, em Guatapé
Baianos garimpam ouro sulamericano no mar da Colômbia
Na prova de 5 quilômetros, Filipe Alcântara, do Grêmio Náutico União, Allan do Carmo (ACEB), no masculino, e Ana Marcela Cunha (Unisanta), no feminino, são candidatos ao ouro.
É a primeira prova de Filipe pelo novo clube após dois meses de indefinições motivadas pelo fim do contrato com o São Caetano, que o deixou de fora da Travessia Salvador-Mar Grande.
E o nadador já se sente completamente adaptado ao novo clube. “Fui literalmente abraçado aqui no Sul. O clube quer elevar minha carreira ao mais alto nível. Enfim estou tendo o reconhecimento devido”, acrescenta.
Fonte: Correio da Bahia
segunda-feira, 22 de março de 2010
Filipe vai à Colômbia em busca de medalha para o Brasil
A mudança de ares fez bem a Alcântara, que tem treinado com tranqüilidade nas águas porto alegrenses para conquistar a sua primeira medalha internacional nas águas abertas. “Meus últimos meses na Bahia foram muito conturbados. Não conseguia dormir direito, por conta do estado de insegurança que estava a minha carreira. Sem clube e grana, vivia em uma angústia constante, sem perspectiva de melhoria”, comenta Filipe, que afirma que foi bem acolhido na sua nova casa. “Fui literalmente abraçado aqui no Sul. O clube quer elevar a minha carreira ao mais alto nível. “Enfim estou tendo o reconhecimento devido na minha profissão”, acrescenta.
Filipe manteve no Sul a mesma série de treinamentos que iniciou na Bahia, com foco no Sul-Americano. “Conversei com o professor Kiko e ele achou melhor continuar com a minha rotina, pois uma mudança de ritmo poderia afetar o meu rendimento”, explica o atleta, que afirma ainda que o grande diferencial no novo clube, além da estrutura, é que lá ele treina com atletas do mesmo nível, fato que motiva as braçadas. “Treino com o baiano Fábio Lima e o gaucho Samuel de Bona, que são grandes nomes das maratonas do Brasil”, conclui.
Para Alcântara, a disputa pelo pódio será acirrada, mas acredita ter grandes chances de voltar para o Brasil com medalhas. “A briga vai ser boa, mas estou treinando pra isso. Meus principais adversários serão os atletas do Equador, Venezuela, Chile e Argentina”, afirma o baiano, que comenta que não considera Allan do Carmo um concorrente, pois briga pelos mesmos objetivos: levar o nome da Bahia e do Brasil pro resto do mundo.
Depois dos Jogos Sul-Americanos, seu próximo compromisso com a touca canarinha será em julho, no Mundial do Canadá.
Seleção Brasileira
Nas piscinas, Filipe já defendeu a Seleção Brasileira por dois anos consecutivos. Em 2006, integrou a Seleção no 1º Campeonato Mundial Junior, após conquistar o melhor índice técnico no Campeonato Brasileiro Junior I. No ano de 2007, defendeu o país no Campeonato Sulamericano Juvenil. Neste mesmo período, participou do Multinations Youth Swimming, e também foi à Copa Pacífico de Natação.
quinta-feira, 11 de março de 2010
O “adeus” de Filipe Alcântara
Muitas foram as tentativas de permanecer na Bahia: apelo à mídia, empresas de porte, Governo do Estado, mas as tantas investidas foram em vão. “Muita gente tentou me ajudar. Amigos, jornalistas e, até mesmo, servidores que cuidam do Esporte no nosso Estado. Acontece que eu não tinha mais como esperar”, lamenta Filipe Alcântara, que acredita que na situação como se encontrava não teria melhores resultados na água. “Eu estava envergonhado, sem dinheiro até para comprar suplementos”, acrescenta.
Os bons resultados de Filipe no mar despertaram o interesse de grandes clubes do cenário nacional, a exemplo do Flamengo/RJ, UniSanta/SC e Grêmio Náutico União, que passaram a “namorá-lo” desde a última etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas, em Inema, quando Filipe venceu Allan do Carmo. “Eu ganhei muita visibilidade com esta prova. E nas anteriores, as que não venci, disputei braçada a braçada com o vencedor”, afirma. “Mesmo sabendo que estou fazendo o melhor para minha carreira, estou com o coração partido por deixar minha família, amigos, treinador, preparador físico, e por interromper um sonho, que era levar o nome da Bahia para fora do país” revela.
Filipe vai seguir os passos de outros atletas que migraram para outros Estados e conseguiram sucesso, a exemplo de Edvaldo Valério, Naiara Ribeiro, Fábio Lima e Ana Marcela. “O Fábio, inclusive, vai ser meu colega de clube. Ele já tem uns anos disputando pelo Grêmio”, diz Filipe, que acredita que vai passar a morar com o baiano.
Com a assinatura do contrato, o Grêmio passa arcar com salário, viagens nas competições, hospedagem, alimentação e suplementação do atleta. O acordo tem vigência de um ano.
Sul-Americano da Colômbia
Filipe embarca para Medellín (COL) no dia 20 de março, onde passa a defender as cores do Brasil nos Jogos Sul-Americanos (ODESUR).
No dia 23/3, o nadador disputa os 5 quilômetros. Já no dia 25/3, ele briga nos 10 quilômetros. A competição será transmitida pela SPORTV.
Lucas Gaspari
Jornalista e Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585
Filipe Alcântara é do União
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Filipe Alcântara briga por nova vaga na Seleção Brasileira
A distância de 5km traz boas recordações à Filipe Alcântara. Na última vez que disputou uma prova com esse percurso, surpreendeu a todos e conquistou a última etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas, em Inema. Com a vitória, quebrou a invencibilidade de dois anos, em território nacional, de Allan do Carmo. “Como venho da piscina, tenho a velocidade como marca. Neste tipo de prova a velocidade conta mais do que a resistência”, comenta Alcântara, que hoje se sente preparado para disputar as primeiras colocações em qualquer prova da modalidade. “Tenho treinado forte para aprimorar a minha resistência. Mesmo competindo há pouco tempo em águas abertas, já adquiri experiência e resultados surpreendentes”, acrescenta.
Filipe conquistou a vaga dos dez quilômetros ao ser o segundo brasileiro melhor colocado na Travessia Internacional de Santos, ficando atrás de Allan do Carmo, que já havia sido pré-convocado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA. Caso o resultado se repita, a Seleção Brasileira terá mais uma vez esta dobradinha baiana.
De acordo com a CBDA, a prova, que acontece às 9h, na praia de Porto Belo/SC, terá cerca de 150 atletas inscritos.
Falta de patrocínio
Apesar de ser um atleta de Seleção Brasileira, e considerado por muitos, um dos melhores do país nas Maratonas Aquáticas, Alcântara tem sua carreira ameaçada por falta de patrocinador.
Filipe está sem clube e apoio desde o final de dezembro, quando seu contrato com o SESC/São Caetano encerrou. “Quase que não participo desta prova por falta de dinheiro. Meus familiares e amigos fizeram uma vaquinha para custear a minha passagem e inscrição. Hoje eu não tenho dinheiro nem para suplementação” diz Alcântara.
O atleta, que quer muito continuar na Bahia, foi sondado pelo Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul. O clube ofereceu uma proposta para o atleta, que vai aproveitar a viagem para conhecer a estrutura da equipe. “Eu quero competir pelo nosso Estado, mas não encontrei nenhuma empresa pra me apoiar junto ao Programa Faz Atleta, do Governo do Estado”, diz.
Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71)8797-0585
Porto Belo abre o giro pelo Brasil
Até o momento, os cinco quilômetros contam com 143 nadadores inscritos, entre eles a baiana Ana Marcela Cunha. O 15º Campeonato Brasileiro terá sete etapas que terminam em outubro.
Além de valer pontos para a competição nacional, o vencedor da prova de Porto Belo será o dono da última vaga para o mundial da modalidade, que acontecerá em julho, em Roberval, no Canadá.
Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha ocuparam as primeiras posições do ranking mundial de 2009 e foram convocados para as disputas de cinco e dez quilômetros em Roberval. Restou uma vaga masculina em cada prova. Nos dez quilômetros, Felipe Alcântara conquistou o lugar, pois foi o brasileiro mais bem colocado na Travessia Internacional de Santos, em janeiro, depois de Allan do Carmo. Falta agora definir quem será o ocupante da última vaga dos cinco quilômetros.
*Retirado do site da CBDA
http://www.cbda.org.br/materia.php?mat_id=11307
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Filipe Alcântara conquista vaga na Seleção que vai pro Mundial
Para um jovem atleta, de apenas 20 anos, não basta apenas uma cansativa e dedicada rotina de treinamentos para obter um grande resultado. O fato de estar disputando uma prova do Circuito Internacional pela primeira vez pesa bastante. Isso, sem contar que uma boa colocação na prova, diante das maiores feras do mundo, pode implicar um bom patrocinador ou um contrato com algum clube. Sem equipe e sem apoio, Filipe venceu com as sua braçadas todos os seus medos e desafios e conquistou a vaga que restava na Seleção. Durante toda prova esteve junto ao pelotão dos melhores do mundo, com contato físico direto. ”Nos últimos 1000 metros eu era o terceiro brasileiro e estaria fora do Mundial. Dei tudo de mim e consegui ultrapassar o gaucho Samuel Bona e fui junto com os gringos até o final”, comemora.
Com este resultado, Filipe coloca mais dendê na Seleção Brasileira de Maratonas Aquáticas, que vai ser formada por dois baianos (junto com Allan). Além do Mundial, que acontece em julho, Alcântara disputará, no mês de março, o Sul-Americano em Medellin, na Colômbia, tendo mais uma vez com parceiro de equipe, Allan do Carmo. “Esses resultados só confirmam que a Bahia se tornou uma das grandes potências da Maratona Aquática mundial”, comenta Filipe, que lembra ainda que outra baiana está brilhando nas águas, a atleta Ana Marcela.
Alcântara ainda sonha com a conquista da vaga na Seleção na prova dos 5 quilômetros, mas não sabe se disputará, pois sem clube e patrocinador não tem como arcar com as despesas da viagem para Santa Catarina, onde acontece a Travessia Nacional de Porto Belo, no dia 28 de fevereiro.
Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Baianos roubam a cena na praia de Santos
A competição, que será disputada na cidade de Roberval, já tinha Ana, Allan e Poliana Okimoto - ausente em Santos – como pré-convocados. Em Santos, Ana Marcela só conseguiu passar para o primeiro lugar a partir da última boia, nos últimos 1.100 metros.
No final, a brasileira conquistou o primeiro lugar com uma arrancada. “No final dei um sprint que me fez chegar com dois corpos de vantagem. Finalmente venci a campeã olímpica, Larissa Ilchenko. Eu sempre batia na trave, mas desta vez consegui. Agora vou me preparar bastante para o Mundial de Roberval, no qual quero brigar por medalha, e para todas as outras etapas da Copa do Mundo, que termina em outubro, para acumular o maior número de pontos possível”, disse a atleta de 17 anos.
Na disputa pelo pódio masculino, Allan conseguiu sua segunda medalha de bronze em Santos, repetindo o feito de 2008 – no ano passado acabou na 4ª colocação. Ele e Ana Marcela treinaram juntos em Salvador durante as férias, ao lado do recordista sul-americano em piscina Luiz Rogério Arapiraca.
“Conseguimos comprovar mais uma vez [eu, Aninha e o Felipe Alcântara] a tradição da Bahia nas maratonas aquáticas”, disse Allan. A chegada da prova masculina foi tão apertada que demorou a se saber quem havia chegado em primeiro lugar. No final, vitória do russo Evgeny Drattsev. A medalha de prata ficou com o sul-africano Chad Ho, 19 anos.
* RETIRADO DO TRIBUNA DA BAHIA
(http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=38182)
Brasil só falta definir uma vaga para o Canadá
Agora, falta ser definida a última vaga do Brasil para o Mundial, é a segunda vaga dos 5 quilômetros. Os três nadadores (Ana Marcela, Poliana e Allan) também estão pré-convocados. A última vaga vai sair da Travessia Nacional de Porto Belo em Santa Catarina no dia 28 de fevereiro.
Para o Mundial o calendário de provas será o seguinte:
17 de julho – 10 quilômetros feminino com Ana Marcela e Poliana
18 de julho – 10 quilômetros masculino com Allan do Carmo e Felipe Alcântara
20 de julho – 5 quilômetros feminino e masculino – Ana Marcela, Poliana, Allan e uma vaga a ser definida
22 de julho – 25 quilômetros feminino e masculino – o Brasil não participará da prova
*RETIRADO DO BEST SWIMMING
http://www.bestswimming.com.br/conteudo.php?id=12412
A festa baiana
Para deixar o dia marcado com a benção de Senhor do Bonfim, Felipe Alcântara foi o melhor brasileiro atrás de Allan e garantiu sua vaga para o Mundial do Canadá no meio do ano.
Filipe Alcântara garante vaga no Mundial
Ana Marcela somente conseguiu passar para o primeiro lugar a partir da última bóia, nos últimos 1.100 metros. A prova foi bastante disputada com alternância na liderança entre diversas atletas, entre elas a campeã olímpica, Larissa Ilchenko, da Rússia, e a campeã pan-americana, Chloe Sutton, dos EUA. No final, a brasileira deu a sua famosa arrancada, favorecida pelo mar calmo, ao contrário do ano passado, em que estava bem batido.
- No final dei um sprint que me fez chegar com dois corpos de vantagem. Finalmente venci a campeã olímpica, Larissa Ilchenko. Eu sempre batia na trave, mas desta vez consegui. Agora vou me preparar bastante para o Mundial de Roberval, na qual quero brigar por medalha, e para todas as outras etapas da Copa do Mundo, que termina em outubro, para acumular o maior número de pontos possível. E torcer pra não ficar doente como no ano passado, em que perdi a colocação no circuito (em que ficaria em terceiro lugar) por não ter participado da última etapa, o que determinava o regulamento – concluiu Ana Marcela.
As italianas Martina Grimaldi (21 anos) e Alice Franco (20 anos) completaram o pódio feminino, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Allan conseguiu sua segunda medalha de bronze em Santos, repetindo o feito de 2008 (no ano passado acabou na 4ª colocação). Ele e Ana Marcela treinaram juntos em Salvador durante as férias, ao lado do recordista sul-americano, em piscina, Luiz Rogério Arapiraca.
- Conseguimos comprovar mais uma vez (eu, Aninha e o Felipe Alcântara) a tradição da Bahia nas maratonas aquáticas – disse Allan.
A chegada da prova masculina foi tão apertada, que demorou a se saber quem havia chegado em primeiro lugar. No final, vitória do russo Evgeny Drattsev, confirmando o acerto da vinda de toda a delegação russa para um “training camp” no Brasil, onde chegaram no dia 11. Ele ganhou um presente de aniversário com uma semana de atraso, já que no domingo, 24/1, completou 27 anos. A medalha de prata ficou com o sul-africano Chad Ho, 19 anos.
*RETIRADO DO SITE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS - CBDA
(http://www.cbda.org.br/materia.php?mat_id=11261)
sábado, 30 de janeiro de 2010
Vamos torcer ao vivo por Filipe na Maratona de Santos
A largada é às 9:15 (horário da Bahia), na praia da Aparecida, em Santos.
Boa sorte, Campeão!
Atletas baianos embarcam para Mundial de Maratonas Aquáticas
Dezenove países participam da competição, com 84 nadadores inscritos. A prova de 10 quilômetros, no formato olímpico, é a primeira das oito etapas do Mundial 2010. A final do circuito será disputada no dia 23 de outubro, noz Emirados Árabes.
Allan, atual vice-campeão, e Ana Marcela, campeã da etapa em 2009 e quarta colocada no geral, emendaram as festas de final de ano com as férias em janeiro para se dedicarem aos treinos.
Allan do Carmo e Ana Marcela ficaram com o primeiro lugar na Travessia Mar Grande/Salvador, nas categorias masculino e feminino, respectivamente. A disputa aconteceu no dia 17 de janeiro.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Filipe Alcântara briga por vaga na Seleção que disputa o Mundial
Alcântara, que ainda está sem clube, já tem vaga garantida na Seleção Brasileira que disputará os Jogos Sul-Americanos na Colômbia, a ser realizado no mês de março, mas não se deu como satisfeito e tem treinado forte para obter um grande resultado nesta competição e selar de vez seu nome no cenário internacional, haja vista que esta prova é seletiva para o Mundial. Filipe poderá carimbar seu passaporte até mesmo sendo o segundo melhor brasileiro colocado, a depender do resultado. Isso porque a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA pré-convocou alguns atletas, a exemplo dos, também baianos, Allan do Carmo e Ana Marcela. “Com essa pré-convocação do Allan só sobrou mais uma vaga. Vou tentar chegar à frente dele, mas, todos sabem do nível em que ele se encontra. Ganhar do cara é difícil” comenta o atleta, que foi o único a vencer Allan do Carmo em cenário nacional nos últimos dois anos. “Conquistando a vaga, mesmo atrás dele, eu conquisto meu objetivo”, acrescenta.
Sem patrocinador e atuando sem clube, o atleta tem tido muita dificuldade para dar seguimento a sua carreira. “Quase que fiquei de fora desta competição, mas graças a Deus a Prefeitura de Paulo Afonso me deu a mão mais uma vez e custeou todas as minhas despesas na prova”, comemora Alcântara, que contou com o apoio do Secretário de Esportes do município baiano, Jânio Soares, A Prefeitura já havia anunciado o patrocínio para a Travessia Mar Grande-Salvador (início de janeiro), mas Filipe não pode participar por conta de uma falha de comunicação entre seu ex-clube e a Federação Baiana. Para esta prova, o patrocínio foi renovado.
Além do duelo entre Allan e Filipe, a prova vai contar com grandes feras internacionais de 15 países. De acordo com a CBDA, já foram confirmados nadadores da Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, Eslovênia, EUA, França, Holanda, Israel, Itália, Rússia, Suíça e Ucrânia.
Maratona aquática: baianos desafiam favoritismo italiano e russo no Mundial
A prova de 10 quilômetros, no formato olímpico, é válida pela Maratona Aquática Internacional da Cidade de Santos e a primeira das oito etapas do Mundial 2010. A final do Circuito será dia 23 de outubro, noz Emirados Árabes.
Allan, atual vice-campeão do mundo, e Ana Marcela quarta colocada, campeã da etapa de Santos em 2009, emendaram as festas de final de ano com as férias em janeiro para dedicação aos treinos. “Amanhã (quinta-feira), a partir das 7 horas, a gente já vai estar na água do clube”, avisou Ana, referindo-se ao treinamento na piscina da Associação Cultural e Esportiva Braksem, no Costa Azul.
As mais fortes - A dupla conta com Victor Simões e Vítor Colonese, outros dois inscritos na etapa do Mundial e colegas de clube. A dedicação é justificada pelo desafio esperado nas oito etapas de 2010. “As mais fortes são as mesmas de sempre: Larissa (Ilchenko, da Rússia) e Angela Maurer (Alemanha), mas tem ainda muita gente forte”, disse Ana, ao eleger as rivais de peso.
A alemã Angela Maurer é conhecida pelo título de campeã dos 25 quilômetros, no Mundial de Roma 2009 e a russa Larissa Ilchenko foi medalha de ouro na Olimpíada de Pequim.
Para Allan do Carmo, os adversários difíceis na maratona são os italianos Simone Ercoli, que venceu essa mesma etapa, no ano passado, e Luca Ferreti, que ficou em segundo lugar. “O russo Vladimir (Dyatchin), que já foi campeão mundial várias vezes e a própria equipe russa, que sempre traz uma surpresa”, acrescentou o nadador.
Trocar as férias - Acostumada a trocar as férias pela preparação para as competições, Ana Marcela diz estar acostumada a festejar o aniversário longe de casa. Nesta temporada não haverá exceção. “Faço 18 anos no dia 23 de março e vou estar disputando o Sul-Americano, em Medellín, na Colômbia”, antecipou.
A premiação da etapa de Santos vai do primeiro ao oitavo lugares, no masculino e feminino. Os campeões embolsam US$ 2.500, os vices, US$ 2 mil, e os classificados em terceiro lugar a quantia de US$ 1.500.
Dinheiro que se vier, será em boa hora para o estreante baiano Filipe Alcântara, pelo fato de estar sem clube e patrocinador. Se ele pretender, ainda, um lugar na seleção terá de terminar a prova como melhor brasileiro. Allan, atual vice-campeão mundial, já está com uma vaga confirmada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. “Com a pré-convocação de Allan, só sobrou uma vaga. Vou tentar chegar à frente dele”, Mas ganhar do cara é difícil“, ponderou Filipe.
Além do Brasil, os 18 países representados na etapa são a África do Sul, Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Croácia, Eslovênia, EUA, França, Grécia, Holanda, Israel, Itália, México, Rússia, Suíça, Ucrânia e Venezuela.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Manifesto das Águas Abertas (Carlos Pavão)
“Campeonato Mundial – Convocação”
“A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA vem comunicar a V. Sa., que em função dos resultados obtidos pelos atletas brasileiros POLIANA OKIMOTO (ECP-SP), ANA MARCELA CUNHA (UNISANTA-SP) e ALLAN MAMÉDIO DO CARMO (ACEB-BA) nas etapas da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas da FINA em 2009, que os levaram a ocupar as primeiras colocações nos rankings feminino e masculino da FINA neste ano, esta Confederação irá convocar antecipadamente, sem necessidade de classificação nas seletivas nacionais, estes três atletas para disputarem as provas de 5Km e de 10Km no Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, a ser disputado entre os dias 15 e 23 de julho, na cidade de Roberval, no Canadá.
.......” (integra - http://www.cbda.org.br )
Quem se der o trabalho de ler na integra o boletim irá constatar que o Brasil, país sede dos Jogos Olímpicos de 2016, ao convocar os nadadores Allan Mamédio do Carmo, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto sem a necessidade de seletiva, por conta dos excelentes resultados obtidos em 2009, em detrimento aos demais atletas está ferindo um dos princípios basilares da pratica esportiva competitiva – o da IGUALDADE.
Não há qualquer precedente recente na história da natação mundial que permita que um atleta seja convocado por conta de seus resultados no último ano sem a necessidade de participar do processo seletivo. Assim é nos grandes pólos da natação mundial. Na Austrália, Ian Thorpe participou de todas as seletivas olímpicas e mundiais, inclusive correndo o risco de não participar das Olimpíadas de Atenas. Nos Estados Unidos, Michael Phelps também participou e continuará participando das competições seletivas. No Brasil, Gustavo Borges, Fernando Scherer, Rogério Romero e, atualmente, Cesar Cielo idem. No âmbito, das maratonas aquáticas, o alemão Tomas Lürs e a russa Larissa Ilchenko, por certo que se submetem as seletivas de seus países, mesmo sendo várias vezes campeões mundial.
Nesse contexto, o quê dizer para as nadadoras que estão treinando e se dedicando para as provas de maratonas aquáticas, já que as vagas do sexo feminino já estão pré-definidas pela Ana Marcela e Poliana?
Ainda, explica por qual motivo o atleta Felipe Alcântara não fora pré convocado para a prova de 5Km, já que venceu o Allan do Carmo na última prova de 5km disputada em 2009?
Se tais atletas são tão superiores aos demais, mais uma razão para submetê-los as provas seletivas. A modalidade não pode mais suportar a ditadura na qual está submetida.
Princípios que norteiam não só as práticas esportivas necessitam prevalecer sobre a conduta arbitrária e repugnante das autoridades esportivas.
Portanto, no país que se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, seja por adotar uma política esportiva calcada nos princípios da LEALDADE, MORALIDADE, LEGALIDADE E IGUALDADE, tal conduta não deve e não pode ser tolerada.
Nós somos mais do que atletas, somos cidadãos de direito e devemos receber da entidade que dirige o nosso esporte com respeito e dignidade.
Carlos Eduardo Sajonc Pavão"
domingo, 17 de janeiro de 2010
Carta ao público
Tudo tava encaminhado para prova, havia conseguido um excelente guia, barco, até patrocínio conseguimos,da prefeitura de Paulo Afonso,minha cidade. Enfim, haviamos mobilizado uma grande quantidade de pessoas para o dia da competição.
Até o prazo limite das inscrições da prova, meu técnico(prof.Roque Sanchez) havia entrado em contato com a Federação Baiana para poder fazer minha inscrição no evento. Como eu era atleta da equipe de São Caetano, foi pedido que a minha equipe enviasse a essa entidade uma solicitação para a minha participação na prova, mas que, no entanto, não haveria problema, bastava ser enviada a solicitação. Acontece que a minha equipe mandou a solicitação poucos dias depois do prazo, mas o que a Federação havia informado era que nao haveria problema em relação a isso, bastava ser enviado o documento para se formalizar.
No entanto, no dia 3 desse mês, exatamente um domingo, escuto de outras pessoas(e não da Federação Baiana) que a minha inscriçao na prova não havia sido feita. Para esclarecer todo esse "disse me disse", na segunda-feira dia 4, liguei para esta entidade e fui informado que realmente não estava inscrito na prova, pois minha equipe havia enviado a solicitação fora do prazo e sem autorização da Federação Aquática Paulista. Ou seja, o que antes não havia problema algum, se tornou algo grandioso ao ponto de minha inscrição não ser feita.
Realmente o regulamento tem que ser aplicado em igualdade para todos, independente do nível do atleta, mas nesse caso a situação foi diferente. É importante citar que esse ano fiz as 3 etapas que são pré-requisitos para a participação no envento, e em nenhuma delas foi preciso sequer ser enviado algum documento à federação, meu própio técnico as fazia. O que me deixa mais triste é que em nenhum momento fui informado pela Federação a respeito desse problema, soube de outras pessoas e quando já se estava mais perto da prova. Tenho certeza que se houvesse alguma preocupação com a minha participação na prova, se essa situação estivesse sido esclarecida antecipadamente, tudo isso poderia ter sido resolvido e eu estaria lá no dia 17. Se não me engano, há alguns anos, em cima da prova, várias vagas são liberadas para participação de atletas interessados na prova, e por que esse ano foi diferente? Por que não se abriu uma excessão, já que houve esse problema de comunicação?
Infelizmente não temos nenhum documento que comprove tudo isso, nenhum e-mail, pois tudo foi conversado por telefone. Mas vocês acham que eu teria dado um "vacilo" desses de não me inscrever num evento tão grandioso e maravilhoso como a Travessia Mar-grande/Salvador? Ainda mais na excelente fase em que me encontro, e que poderia ser uma grande oportunidade para surgirem patrocinadores? Aqueles que acreditarem nas minhas palavras,agradeço.
Enfim, fomos no jornal A Tarde (patrocinador do evento) nesta segunda-feira para tentar pedir um convite do mesmo para minha participação no evento, mas infelizmente não foi possível, por estar muito em cima da competição, e que o responsável por essa parte na Federação havia comunicado que poderia causar problemas judiciais com outros atletas que também tinham interesse em participar da prova.
Não quero por essa carta causar qualquer tipo de polêmica, quero apenas esclarecer á todos aqueles que torcem por mim, que acompanham a minha carreira, e que contavam com a minha presença na prova para poder fazer uma grande festa no Porto da Barra neste domingo, independente de ganhar a prova ou ser o último colocado, estariam lá para me apoiar.
Eu, Filipe Alcântara, saio perdendo por não participar da prova, mas acredito que quem mais perde com tudo isso é a natação baiana, pois eventos grandiosos como esse, quando possuem mais nadadores disputando a prova, se tornam mais atrativos para o público assisti e, consequentemente, o esporte se torna mais conhecido no nosso estado. Quero aqui também deixar o apoio ao meu companheiro de profissão, Marcello Collet, atleta paraolímpico que não sei por quais exatos motivos, também não participará da prova.
Graças á Deus tenho uma cabeça forte, e amigos que me ajudam para isso. Tudo isso para mim já passou, e agora só tenho olhos para a Travessia Renata Agondi, que será seletiva para a seleção brasileira que irá para o mundial de Maratonas Aquáticas, no Canadá.
Espero todos torcendo por mim lá!
Um grande abraço á todos,
Filipe Alcântara"
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Novato tenta desbancar o favoritismo de Allan do Carmo
Ao todo, são cinco horas de atividades dentro da piscina do clube Baneb, onde treina. Além, das aulas de academia e alongamento.
Status - Felipe ainda está à procura do guia. Ciente de que o ilustre profissional é fundamental durante o percurso, o nadador confessa não estar com pressa para a escolha. “É uma prova muito difícil. Se o guia vacilar, a maré joga o atleta para muito longe e os 12 km iniciais viram 14. É preciso calma”, comenta.
Atualmente, sem clube – até dezembro era apoiado pelo Serc/São Caetano do Sul –, o nadador, de 20 anos, espera com o resultado angariar novos patrocinadores. Baseado, principalmente, no prestígio da competição.
domingo, 3 de janeiro de 2010
Filipe Alcântara: O único que pode parar Allan do Carmo na Mar Grande- Salvador
Filipe nunca disputou a mais famosa Travessia baiana profissionalmente, que tem a distância de 12km, mas já entra na prova como um dos favoritos. Atual vencedor de duas etapas do Circuito Baiano de Maratonas Aquáticas, e bem colocado em provas nacionais e internacionais, ele reconhece as dificuldades, pois nessa competição não são apenas a técnica e resistência que vencem, mas também o conhecimento da maré local, que com a sua forte correnteza já atrapalhou os planos de renomados nadadores do cenário nacional. “É uma prova muito difícil. Se o guia vacilar, a maré joga o atleta para muito longe e os 12km iniciais viram 14. Pra recuperar essa distância contra as grandes feras do Estado, se torna uma missão mais difícil ainda”, comenta Alcântara que reforça a importância dos guias que acompanham a barco os nadadores e possuem papel fundamental nesta prova.
Filipe Alcântara disputará a Travessia sem clube, pois seu contrato com o SERC/São Caetano encerra no final de dezembro. Sendo assim, o atleta encontra-se aberto a negociações e pretende fechar com alguma equipe que custeie as passagens para as competições que acontecem ao longo do ano de 2010. Mas para esta prova, Filipe ganhou o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, que deu a mão ao seu “filho” no momento que mais precisava, oferecendo todo o suporte para a competição.