domingo, 17 de janeiro de 2010

Carta ao público

"Tristeza,indignação,falta de reconhecimento,isso foi o que eu senti ao saber que não iria mais participar da travessia a nado Mar-grande/Salvador 2010.

Tudo tava encaminhado para prova, havia conseguido um excelente guia, barco, até patrocínio conseguimos,da prefeitura de Paulo Afonso,minha cidade. Enfim, haviamos mobilizado uma grande quantidade de pessoas para o dia da competição.

Até o prazo limite das inscrições da prova, meu técnico(prof.Roque Sanchez) havia entrado em contato com a Federação Baiana para poder fazer minha inscrição no evento. Como eu era atleta da equipe de São Caetano, foi pedido que a minha equipe enviasse a essa entidade uma solicitação para a minha participação na prova, mas que, no entanto, não haveria problema, bastava ser enviada a solicitação. Acontece que a minha equipe mandou a solicitação poucos dias depois do prazo, mas o que a Federação havia informado era que nao haveria problema em relação a isso, bastava ser enviado o documento para se formalizar.

No entanto, no dia 3 desse mês, exatamente um domingo, escuto de outras pessoas(e não da Federação Baiana) que a minha inscriçao na prova não havia sido feita. Para esclarecer todo esse "disse me disse", na segunda-feira dia 4, liguei para esta entidade e fui informado que realmente não estava inscrito na prova, pois minha equipe havia enviado a solicitação fora do prazo e sem autorização da Federação Aquática Paulista. Ou seja, o que antes não havia problema algum, se tornou algo grandioso ao ponto de minha inscrição não ser feita.

Realmente o regulamento tem que ser aplicado em igualdade para todos, independente do nível do atleta, mas nesse caso a situação foi diferente. É importante citar que esse ano fiz as 3 etapas que são pré-requisitos para a participação no envento, e em nenhuma delas foi preciso sequer ser enviado algum documento à federação, meu própio técnico as fazia. O que me deixa mais triste é que em nenhum momento fui informado pela Federação a respeito desse problema, soube de outras pessoas e quando já se estava mais perto da prova. Tenho certeza que se houvesse alguma preocupação com a minha participação na prova, se essa situação estivesse sido esclarecida antecipadamente, tudo isso poderia ter sido resolvido e eu estaria lá no dia 17. Se não me engano, há alguns anos, em cima da prova, várias vagas são liberadas para participação de atletas interessados na prova, e por que esse ano foi diferente? Por que não se abriu uma excessão, já que houve esse problema de comunicação?

Infelizmente não temos nenhum documento que comprove tudo isso, nenhum e-mail, pois tudo foi conversado por telefone. Mas vocês acham que eu teria dado um "vacilo" desses de não me inscrever num evento tão grandioso e maravilhoso como a Travessia Mar-grande/Salvador? Ainda mais na excelente fase em que me encontro, e que poderia ser uma grande oportunidade para surgirem patrocinadores? Aqueles que acreditarem nas minhas palavras,agradeço.

Enfim, fomos no jornal A Tarde (patrocinador do evento) nesta segunda-feira para tentar pedir um convite do mesmo para minha participação no evento, mas infelizmente não foi possível, por estar muito em cima da competição, e que o responsável por essa parte na Federação havia comunicado que poderia causar problemas judiciais com outros atletas que também tinham interesse em participar da prova.

Não quero por essa carta causar qualquer tipo de polêmica, quero apenas esclarecer á todos aqueles que torcem por mim, que acompanham a minha carreira, e que contavam com a minha presença na prova para poder fazer uma grande festa no Porto da Barra neste domingo, independente de ganhar a prova ou ser o último colocado, estariam lá para me apoiar.

Eu, Filipe Alcântara, saio perdendo por não participar da prova, mas acredito que quem mais perde com tudo isso é a natação baiana, pois eventos grandiosos como esse, quando possuem mais nadadores disputando a prova, se tornam mais atrativos para o público assisti e, consequentemente, o esporte se torna mais conhecido no nosso estado. Quero aqui também deixar o apoio ao meu companheiro de profissão, Marcello Collet, atleta paraolímpico que não sei por quais exatos motivos, também não participará da prova.

Graças á Deus tenho uma cabeça forte, e amigos que me ajudam para isso. Tudo isso para mim já passou, e agora só tenho olhos para a Travessia Renata Agondi, que será seletiva para a seleção brasileira que irá para o mundial de Maratonas Aquáticas, no Canadá.

Espero todos torcendo por mim lá!

Um grande abraço á todos,

Filipe Alcântara"

Nenhum comentário:

Postar um comentário