quinta-feira, 11 de março de 2010

O “adeus” de Filipe Alcântara


O prestígio de atuar na Seleção Brasileira e ser uma referência nas maratonas aquáticas do nosso país não foram suficientes para despertar o interesse de empresas para apoiarem a carreira de Filipe Alcântara. Sem clube e patrocinador desde o final de dezembro, o jovem baiano aceitou proposta do Grêmio Náutico União/RS e deixa o Estado da Bahia. Ele viaja hoje (11), às 15h, para Porto Alegre.

Muitas foram as tentativas de permanecer na Bahia: apelo à mídia, empresas de porte, Governo do Estado, mas as tantas investidas foram em vão. “Muita gente tentou me ajudar. Amigos, jornalistas e, até mesmo, servidores que cuidam do Esporte no nosso Estado. Acontece que eu não tinha mais como esperar”, lamenta Filipe Alcântara, que acredita que na situação como se encontrava não teria melhores resultados na água. “Eu estava envergonhado, sem dinheiro até para comprar suplementos”, acrescenta.

Os bons resultados de Filipe no mar despertaram o interesse de grandes clubes do cenário nacional, a exemplo do Flamengo/RJ, UniSanta/SC e Grêmio Náutico União, que passaram a “namorá-lo” desde a última etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas, em Inema, quando Filipe venceu Allan do Carmo. “Eu ganhei muita visibilidade com esta prova. E nas anteriores, as que não venci, disputei braçada a braçada com o vencedor”, afirma. “Mesmo sabendo que estou fazendo o melhor para minha carreira, estou com o coração partido por deixar minha família, amigos, treinador, preparador físico, e por interromper um sonho, que era levar o nome da Bahia para fora do país” revela.

Filipe vai seguir os passos de outros atletas que migraram para outros Estados e conseguiram sucesso, a exemplo de Edvaldo Valério, Naiara Ribeiro, Fábio Lima e Ana Marcela. “O Fábio, inclusive, vai ser meu colega de clube. Ele já tem uns anos disputando pelo Grêmio”, diz Filipe, que acredita que vai passar a morar com o baiano.

Com a assinatura do contrato, o Grêmio passa arcar com salário, viagens nas competições, hospedagem, alimentação e suplementação do atleta. O acordo tem vigência de um ano.

Sul-Americano da Colômbia

Filipe embarca para Medellín (COL) no dia 20 de março, onde passa a defender as cores do Brasil nos Jogos Sul-Americanos (ODESUR).

No dia 23/3, o nadador disputa os 5 quilômetros. Já no dia 25/3, ele briga nos 10 quilômetros. A competição será transmitida pela SPORTV.

Lucas Gaspari
Jornalista e Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585

Um comentário:

  1. Filipe, nós da família de Ana Marcela Cunha desejamos muito sucesso para vc independente de onde treine, estaremos sempre torcendo de coração, competência vc tem de sobra, e está se juntando a uma equipe de respeito e tradição nas maratonas aquáticas. Abs.

    ResponderExcluir