segunda-feira, 22 de março de 2010

Filipe vai à Colômbia em busca de medalha para o Brasil


Com novo astral, após ser contratado pelo Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, o baiano Filipe Alcântara viajou, neste sábado (20), para a Colômbia, com um só pensamento: a conquista de uma medalha para o Brasil nas Maratonas Aquáticas dos Jogos Sul-Americanos (ODESUR). O atleta disputa amanhã (23) a prova dos 5 quilômetros e, na quinta (25), os 10 quilômetros.

A mudança de ares fez bem a Alcântara, que tem treinado com tranqüilidade nas águas porto alegrenses para conquistar a sua primeira medalha internacional nas águas abertas. “Meus últimos meses na Bahia foram muito conturbados. Não conseguia dormir direito, por conta do estado de insegurança que estava a minha carreira. Sem clube e grana, vivia em uma angústia constante, sem perspectiva de melhoria”, comenta Filipe, que afirma que foi bem acolhido na sua nova casa. “Fui literalmente abraçado aqui no Sul. O clube quer elevar a minha carreira ao mais alto nível. “Enfim estou tendo o reconhecimento devido na minha profissão”, acrescenta.

Filipe manteve no Sul a mesma série de treinamentos que iniciou na Bahia, com foco no Sul-Americano. “Conversei com o professor Kiko e ele achou melhor continuar com a minha rotina, pois uma mudança de ritmo poderia afetar o meu rendimento”, explica o atleta, que afirma ainda que o grande diferencial no novo clube, além da estrutura, é que lá ele treina com atletas do mesmo nível, fato que motiva as braçadas. “Treino com o baiano Fábio Lima e o gaucho Samuel de Bona, que são grandes nomes das maratonas do Brasil”, conclui.

Para Alcântara, a disputa pelo pódio será acirrada, mas acredita ter grandes chances de voltar para o Brasil com medalhas. “A briga vai ser boa, mas estou treinando pra isso. Meus principais adversários serão os atletas do Equador, Venezuela, Chile e Argentina”, afirma o baiano, que comenta que não considera Allan do Carmo um concorrente, pois briga pelos mesmos objetivos: levar o nome da Bahia e do Brasil pro resto do mundo.

Depois dos Jogos Sul-Americanos, seu próximo compromisso com a touca canarinha será em julho, no Mundial do Canadá.

Seleção Brasileira
Nas piscinas, Filipe já defendeu a Seleção Brasileira por dois anos consecutivos. Em 2006, integrou a Seleção no 1º Campeonato Mundial Junior, após conquistar o melhor índice técnico no Campeonato Brasileiro Junior I. No ano de 2007, defendeu o país no Campeonato Sulamericano Juvenil. Neste mesmo período, participou do Multinations Youth Swimming, e também foi à Copa Pacífico de Natação.

Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585

Nenhum comentário:

Postar um comentário