domingo, 3 de janeiro de 2010

Filipe Alcântara: O único que pode parar Allan do Carmo na Mar Grande- Salvador

O nadador baiano Filipe Alcântara, único atleta a vencer Allan do Carmo nos últimos dois anos em território nacional, vai estrear na Mar Grande-Salvador e reviver o duelo da última etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas, quando venceu Allan na Praia de Inema/BA. Com a vitória garantiu, junto com o próprio Allan, vaga na equipe da Seleção Brasileira que vai disputar os Jogos Sul-Americanos na Colômbia em março de 2010.

Filipe nunca disputou a mais famosa Travessia baiana profissionalmente, que tem a distância de 12km, mas já entra na prova como um dos favoritos. Atual vencedor de duas etapas do Circuito Baiano de Maratonas Aquáticas, e bem colocado em provas nacionais e internacionais, ele reconhece as dificuldades, pois nessa competição não são apenas a técnica e resistência que vencem, mas também o conhecimento da maré local, que com a sua forte correnteza já atrapalhou os planos de renomados nadadores do cenário nacional. “É uma prova muito difícil. Se o guia vacilar, a maré joga o atleta para muito longe e os 12km iniciais viram 14. Pra recuperar essa distância contra as grandes feras do Estado, se torna uma missão mais difícil ainda”, comenta Alcântara que reforça a importância dos guias que acompanham a barco os nadadores e possuem papel fundamental nesta prova.

Filipe Alcântara disputará a Travessia sem clube, pois seu contrato com o SERC/São Caetano encerra no final de dezembro. Sendo assim, o atleta encontra-se aberto a negociações e pretende fechar com alguma equipe que custeie as passagens para as competições que acontecem ao longo do ano de 2010. Mas para esta prova, Filipe ganhou o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, que deu a mão ao seu “filho” no momento que mais precisava, oferecendo todo o suporte para a competição.