segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Filipe Alcântara garante vaga no Mundial

Rio de Janeiro/RJ – A baiana Ana Marcela Cunha, 17 anos, venceu pelo segundo ano consecutivo os 10 km da Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, etapa de abertura do circuito da Copa do Mundo da FINA. No masculino, outro pódio brasileiro, com a terceira colocação de Allan do Carmo, 20 anos. O segundo melhor brasileiro foi Felipe Alcântara, 20 anos, que garantiu a última vaga do país nos 10km do Mundial de Maratonas Aquáticas de Roberval (Canadá), em julho, competição em que Ana, Allan e Poliana Okimoto - ausente em Santos – já haviam sido pré-convocados. (resultados oficiais mais tarde no site)

Ana Marcela somente conseguiu passar para o primeiro lugar a partir da última bóia, nos últimos 1.100 metros. A prova foi bastante disputada com alternância na liderança entre diversas atletas, entre elas a campeã olímpica, Larissa Ilchenko, da Rússia, e a campeã pan-americana, Chloe Sutton, dos EUA. No final, a brasileira deu a sua famosa arrancada, favorecida pelo mar calmo, ao contrário do ano passado, em que estava bem batido.

- No final dei um sprint que me fez chegar com dois corpos de vantagem. Finalmente venci a campeã olímpica, Larissa Ilchenko. Eu sempre batia na trave, mas desta vez consegui. Agora vou me preparar bastante para o Mundial de Roberval, na qual quero brigar por medalha, e para todas as outras etapas da Copa do Mundo, que termina em outubro, para acumular o maior número de pontos possível. E torcer pra não ficar doente como no ano passado, em que perdi a colocação no circuito (em que ficaria em terceiro lugar) por não ter participado da última etapa, o que determinava o regulamento – concluiu Ana Marcela.

As italianas Martina Grimaldi (21 anos) e Alice Franco (20 anos) completaram o pódio feminino, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Allan conseguiu sua segunda medalha de bronze em Santos, repetindo o feito de 2008 (no ano passado acabou na 4ª colocação). Ele e Ana Marcela treinaram juntos em Salvador durante as férias, ao lado do recordista sul-americano, em piscina, Luiz Rogério Arapiraca.

- Conseguimos comprovar mais uma vez (eu, Aninha e o Felipe Alcântara) a tradição da Bahia nas maratonas aquáticas – disse Allan.

A chegada da prova masculina foi tão apertada, que demorou a se saber quem havia chegado em primeiro lugar. No final, vitória do russo Evgeny Drattsev, confirmando o acerto da vinda de toda a delegação russa para um “training camp” no Brasil, onde chegaram no dia 11. Ele ganhou um presente de aniversário com uma semana de atraso, já que no domingo, 24/1, completou 27 anos. A medalha de prata ficou com o sul-africano Chad Ho, 19 anos.

*RETIRADO DO SITE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS - CBDA
(http://www.cbda.org.br/materia.php?mat_id=11261)

Nenhum comentário:

Postar um comentário