quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alcântara estréia mal no José Finkel

Na manhã de ontem (21), o baiano Filipe Alcântara sentiu o peso da diferença entre as provas de piscina e maratonas aquáticas e ficou apenas com a 15ª colocação na estréia no Troféu José Finkel de natação. O atleta concluiu os 1500m em 15min42s29, bem acima do seu tempo. "Eu não nadei bem hoje, mas não posso ficar me lamentando. Sei que posso dar muito mais de mim e me recuperar. Esta experiência tem sido maravilhosa para mim", comentou Filipe.

O atleta volta a cair na água hoje (22), às 18h, nos 400m livre. A prova será transmitida ao vivo pela SPORTV.

Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Baiano disputa Troféu José Finkel de natação

Foto: Lucas Gaspari
O jovem nadador baiano, Filipe Alcântara, atleta da Seleção Brasileira de Maratonas Aquáticas, vai trocar, nos dias 21 a 26 de setembro, as águas salgadas do mar pelo cloro da piscina. Isso porque ele encara os 1500, 800 e 400 metros livre, no Parque Aquático Maria Lenk, Rio de Janeiro, em disputa no 39º Troféu José Finkel de natação. A competição conta com as maiores feras da natação do país e estrangeiras.

De acordo com Filipe, suas séries de treinamentos estão focadas nas Maratonas Aquáticas, mas acredita que pode subir ao pódio. “Estamos em fase de treinos longos, que não são os ideais para piscina. Ganhamos resistência, mas perdemos velocidade. Mesmo assim, acredito conquistar alguma medalha”, explicou Alcântara, que é detentor do recorde estadual nos 1500m, no Rio Grande do Sul.

Alcântara assumiu que gosta das provas de piscina, apesar de ter direcionado sua carreira para o mar. “Confesso que gosto das provas de piscina, até porque dá uma maior visibilidade ao atleta. Nas grandes competições sempre tem cobertura da imprensa. Pretendo voltar a competir nessa modalidade, e em alto nível”, concluiu o atleta, que já fez parte da equipe da Seleção Brasileira Junior de natação.

Seguem as datas em que Filipe cai na água:

1500 livre: Terça-feira (21/09), às 10h, com transmissão ao vivo do SPORTV;

400 livre: Eliminatória - quarta-feira (22/09), á noite (horário a confirmar). Caso se classifique, nada a final na quinta-feira (23/09), às 10h;

800 livre: Final no domingo (26/09),pela manhã, com transmissão ao vivo do SPORTV (horário a confirmar).

Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Travessia Inema: Allan e Ana ganham fácil

Representantes baianos na última Olimpíada, em Pequim, Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha ganharam fácil a Travessia de Inema, ontem à tarde.Os dois representam o Esporte Clube Bahia. O duelo entre Allan e Filipe Alcântara não aconteceu. Filipe já caiu na água se sentindo mal e, na segunda volta, começou a vomitar. Sem condições, acabou desistindo.

Caminho aberto para Allan completar os 10 km em primeiro, seguido do também baiano Victor Simões e do gaúcho Samuel De Bona. No feminino, Ana Marcela acabou em primeiro lugar. Na segunda posição, chegou a catarinense Djenifer Arnold, do Unisul (SC). E pra completar o pódio, outra representante soteropolitana: Marcia Pereira dos Santos.

Fonte: Correio da Bahia

sábado, 4 de setembro de 2010

Filipe Alcântara passa mal e abandona prova

Foto: Lucas Gaspari
O nadador baiano Filipe Alcântara abandonou neste sábado (4) a prova de Inema/BA, valendo pelo Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas. O atleta já caiu no mar sentindo uma indisposição e vomitou ainda na segunda volta da prova. Após desistir da competição, Filipe foi levado para uma ambulância que estava no local do evento, onde foi logo liberado "Eu já acordei sem me sentir muito bem. Tava enjoado, com o meu estômago embrulhando. Na água, estava até evitando tomar o carboidrato, com medo de colocar tudo pra fora, mas teve uma hora que não deu pra segurar", explicou o nadador, que pela primeira vez na carreira não concluiu uma prova.

Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585

Filipe e Allan falam para a TVE sobre a rivalidade entre ambos

Foto: Lucas Gaspari
Os nadadores baianos, Filipe Alcântara e Allan do Carmo concederam entrevista, na manhã de ontem (3) à equipe do TVE Esporte e falaram sobre a rivalidade sadia entre ambos. Os atletas são os favoritos na etapa de Inema/BA, valendo pelo Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas.

Eles esclareceram que são amigos desde criança, estudaram juntos na faculdade e são companheiros de Seleção Brasileira. Comentaram, ainda, as suas expectativas para a prova de hoje, que tem largada programada para às 13:45h.

A matéria será exibida hoje (4), às 12h.

Parceiros e rivais

A praia ne Inema, em Salvador, é a penúltima parada do circuito brasileiro de maratonas aquáticas. A partir das 13:45h, mais de 60 nadadores estarão no mar em busca de pontos importantes para a definição do ranking, que será definido nas duas últimas provas do ano, de 5km e 10km, em Araruama/RJ, dias 12 e 14 de novembro.

Longe dessa disputa, dois baianos, separados pela distância e por equipes diferentes, se reencontram para um duelo particular.

Allan do Carmo, vice-campeão mundial de maratonas aquáticas em 2009, é bicampeão da prova na distância de 10km e vai tentar o tri defendendo as cores do Bahia. Sétimo colocado no circuito nacional - só nadou as duas primeiras etapas, e ganhou, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul - retorna ao circuito depois de descartar duas provas, a fim de priorizar o circuito mundial.

Filipe Alcântara nada pelo Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul. Despontou para a Seleção Brasileira e atraiu interesse do novo clube depois de vencer a prova dos 5km - que este ano não será disputada - ano passado, derrotando Allan. Décimo segundo do ranking, Filipe também não aspira o título da temporada, mas a rivalidade o motiva.

Companheiros de Seleção, Allan e Filipe treinam e viajam juntos e são parceiros fora da água. Nas suas férias, no mês passado, Filipe esteve em Salvador e conta que fez vários passeios com o rival. "A presença de Allan aumenta a expectativa", diz Filipe. "Ter um adversário a sua altura é um estímulo a mais", rebate Allan do Carmo.

Fonte: Correio da Bahia
Texto: Allan Rodrigues

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Filipe Alcântara confirma presença em Inema e revive duelo que o projetou

Foto: A Tarde
Filipe emocionado ao vencer a Etapa de Inema 2009

As águas de Inema, Base Naval de Aratu, trazem boas lembranças para o nadador baiano Filipe Alcântara. No ano passado, ainda encarado como uma promessa, ele superou Allan do Carmo nos 5km do XIV Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas e se lançou para o cenário nacional da modalidade. De lá pra cá muita coisa aconteceu: convocações para Seleção Brasileira, contrato com o Grêmio Náutico União (Rio Grande do Sul) e quebra de recordes nas piscinas gaúchas. Neste sábado (4), às 13:45h, Filipe vai ter a oportunidade de reviver este embate com Allan no mesmo palco do ano passado, só que agora na distância dos 10km.

De acordo com Filipe Alcântara, o duelo com Allan do Carmo é apenas dentro do mar, fora dele há uma grande amizade. "Nadamos juntos desde a época em que éramos adolescentes. Por coincidência, ele foi até meu colega de faculdade. Com a gente não existe isso de rivalidade, e sim, uma vontade de vencer muito grande. Mas o Allan hoje é o melhor maratonista brasileiro", revelou Alcântara, que também é colega de Carmo na Seleção Brasileira.

"No ano passado foi tudo muito mágico. Ninguém esperava que eu fosse vencer. Na verdade, poucos me conheciam. Só quem acompanhava mesmo as maratonas aquáticas e assistiu a Travessia dos Fortes que sabia quem eu era. Hoje estou mais preparado, experiente e me sinto na obrigação de fazer bonito mais uma vez", declarou Filipe, que atualmente usufrui de toda estrutura necessária para crescer como atleta proporcionada pelo União,clube que defende as cores.

A prova promete ser uma das mais disputadas do Circuito Brasileiro e conta, de acordo com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) , com a presença dos 64 melhores nadadores das águas abertas do país. "Não estou falando só no Allan, mas tem muita gente boa nesta briga pelo ouro, a exemplo do gaúcho Samuel de Bona e os baianos Victor Simões e Arapiraca, grandes nomes das maratonas aquáticas", concluiu Alcântara.

Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585