sexta-feira, 21 de maio de 2010

Samuel de Bona e Filipe Alcântara realizam treinamento em altitude no México

Foto: GNU

Samuel, Christiano e Filipe, no centro de treinamento

San Luis Potosí, México, 1.860 metros acima do nível do mar. É lá que os nadadores Samuel de Bona, 19, e Filipe Alcântara, 20, estão realizando um treinamento em altitude preparatório para o 6º Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, que ocorre em julho, no Canadá. Os dois atletas do Grêmio Náutico União estão acompanhados pelo seu técnico, Christiano Klaser, que destaca o ritmo dos trabalhos até o momento:

- Estamos treinando em dois turnos, todos os dias (desde segunda-feira, quando desembarcaram no México). Amanhã começam os treinos mais fortes. O pessoal está se sentindo bem. Acho que vai ser uma boa temporada aqui.

Complementam a equipe brasileira no México os nadadores Allan do Carmo, Anna Marcela Cunha e Poliana Okimoto - grupo que representará o Brasil no Mundial -, com os respectivos técnicos.

Fonte: Grêmio Náutico União (www.gnu.com.br)

terça-feira, 4 de maio de 2010

Filipe Alcântara e Graciele Hermann nadam finais da primeira etapa do Troféu Maria Lenk

Foto: Best Swimming
Provas da competição acontecem na piscina da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP)

Dois nadadores do Grêmio Náutico União competem na manhã desta terça-feira nas finais da primeira etapa do Troféu Maria Lenk, realizado em Santos (SP). Filipe Alcântara nada na segunda série da final dos 1500m livre, às 10h, enquanto Graciele Hermann na primeira série da semifinal dos 50 metros livre, às 10h42. O Sportv transmite as provas.

Ontem à tarde, Samuel de Bona competiu na primeira série da final dos 1500 metros nado livre, conquistando a primeira posição após uma disputa acirrada com Caio Serebranik por quatro centésimos (15min56s50 contra 15min56s54 – marcas que podem ficar entre as oito melhores). Bernardo Figueiredo, outro nadador envolvido na prova de fundo, foi terceiro. Os revezamentos feminino e masculino também caíram na água na segunda-feira para participar da primeira série do 4x50 metros livre.

Quinze nadadores do Grêmio Náutico União competem no 50° Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk, em Santos (SP), que ocorre de 3 a 9 de maio, na piscina da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A competição, que neste ano inaugura o formato com finais, semifinais e finais, conta com a participação de 434 nadadores, de 41 clubes. O Troféu Maria Lenk será seletiva para duas competições: Campeonato Pan-Pacific, nos Estados Unidos, e o inédito Torneio das Quatro Nações de Natação, que reunirá nadadores da Austrália, Brasil, Canadá e França, no Canadá, ambas em agosto.

Fonte: Portal GNU

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Alcântara estréia no Troféu Maria Lenk

Filipe tem treinado forte para subir ao pódio no tradicional Troféu

O baiano Filipe Alcântara mal deixou a Bahia e já é o detentor de dois recordes estaduais absolutos no Rio Grande do Sul (800 e 1500 metros livres). Confiante, após estes brilhantes resultados, o nadador cai amanhã (4), às 11h, na piscina da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP), para brigar pelo pódio nos 1500 metros livres no tradicional Troféu Maria Lenk. Alcântara também disputa os 400m (quinta-feira), o revezamento 4x200m (sexta-feira) e 800m (sábado). A competição é seletiva para o Pan-Pacifc (EUA) e Torneio das Quatro Nações de Natação (CAN).

Segundo Christiano Klaser, treinador de Filipe, o atleta tem totais condições de conquistar medalhas neste Torneio. "O Filipe é um grande talento do nosso país. Ele tem treinado muito bem e, apesar de serem provas em piscina, será um grande teste para o Mundial de Maratonas Aquáticas, que o atleta disputará em agosto, no Canadá", afirmou o técnico.

"Eu tenho treinado como nunca! Meus tempos estão melhorando em todas as provas. O Maria Lenk é uma das mais disputadas competições de piscina, mas eu estou confiante", declarou Filipe Alcântara, que tem realizados seus treinamentos em piscinas de 50m, mesma extensão da piscina do Unisanta.

A edição do Troféu deste ano será bem atípica. Primeiro, porque, pela primeira vez, o palco da prova não será o Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Segundo, porque, de acordo com as novas regras, o traje de competição fora modificado. Os super-maiõs, que auxiliava na quebra dos recordes foram proibidos. "A competição será um incógnita. Não sabemos como os atletas vão se comportar sem os maiôs de borracha. Além disso, a maioria dos atletas tem apontado que a estrutura do Unisanta está bem aquém do esperado para um torneio deste nível", declarou Alcântara.

De acordo com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a competição neste ano conta com a participação de 434 nadadores, de 41 clubes de todo país. As provas serão transmitidas ao vivo pela SPORTV.

Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585