terça-feira, 23 de março de 2010

Maratonas Aquáticas - Jogos Sul-Americanos

A manhã desta terça-feira reserva a participação de mais um atleta do Grêmio Náutico União nos IX Jogos Sul-Americanos: o nadador Filipe Alcântara, 20 anos, disputa a prova de 5 quilômetros de maratonas aquáticas, às 12h30, na Villa Nautica Embalse de Guatapé, na cidade de Guatapé, distante cerca de duas horas de Medellín. Outros 12 atletas, de sete países, participam da disputa. Esta é a primeira competição do nadador baiano, representante brasileiro na prova ao lado do conterrâneo Allan do Carmo, como atleta do clube. Na quinta (25), às 10h, ele volta à água para competir na prova de 10 quilômetros.

Veja abaixo as informações sobre a participação dos atletas do Grêmio Náutico União nos IX Jogos Sul-Americanos:


Natação – Maratonas Aquáticas

Atleta: Filipe Alcântara
Período: Dias 23 e 25 de março
Local: Villa Nautica, em Guatapé

Fonte: Portal do Grêmio Náutico União

Baianos garimpam ouro sulamericano no mar da Colômbia

Três baianos vão cair nas águas colombianas hoje para disputar o primeiro dia de disputa da maratona aquática nos Jogos Sulamericanos de Medellín.

Na prova de 5 quilômetros, Filipe Alcântara, do Grêmio Náutico União, Allan do Carmo (ACEB), no masculino, e Ana Marcela Cunha (Unisanta), no feminino, são candidatos ao ouro.

É a primeira prova de Filipe pelo novo clube após dois meses de indefinições motivadas pelo fim do contrato com o São Caetano, que o deixou de fora da Travessia Salvador-Mar Grande.

E o nadador já se sente completamente adaptado ao novo clube. “Fui literalmente abraçado aqui no Sul. O clube quer elevar minha carreira ao mais alto nível. Enfim estou tendo o reconhecimento devido”, acrescenta.


Fonte: Correio da Bahia

segunda-feira, 22 de março de 2010

Filipe vai à Colômbia em busca de medalha para o Brasil


Com novo astral, após ser contratado pelo Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, o baiano Filipe Alcântara viajou, neste sábado (20), para a Colômbia, com um só pensamento: a conquista de uma medalha para o Brasil nas Maratonas Aquáticas dos Jogos Sul-Americanos (ODESUR). O atleta disputa amanhã (23) a prova dos 5 quilômetros e, na quinta (25), os 10 quilômetros.

A mudança de ares fez bem a Alcântara, que tem treinado com tranqüilidade nas águas porto alegrenses para conquistar a sua primeira medalha internacional nas águas abertas. “Meus últimos meses na Bahia foram muito conturbados. Não conseguia dormir direito, por conta do estado de insegurança que estava a minha carreira. Sem clube e grana, vivia em uma angústia constante, sem perspectiva de melhoria”, comenta Filipe, que afirma que foi bem acolhido na sua nova casa. “Fui literalmente abraçado aqui no Sul. O clube quer elevar a minha carreira ao mais alto nível. “Enfim estou tendo o reconhecimento devido na minha profissão”, acrescenta.

Filipe manteve no Sul a mesma série de treinamentos que iniciou na Bahia, com foco no Sul-Americano. “Conversei com o professor Kiko e ele achou melhor continuar com a minha rotina, pois uma mudança de ritmo poderia afetar o meu rendimento”, explica o atleta, que afirma ainda que o grande diferencial no novo clube, além da estrutura, é que lá ele treina com atletas do mesmo nível, fato que motiva as braçadas. “Treino com o baiano Fábio Lima e o gaucho Samuel de Bona, que são grandes nomes das maratonas do Brasil”, conclui.

Para Alcântara, a disputa pelo pódio será acirrada, mas acredita ter grandes chances de voltar para o Brasil com medalhas. “A briga vai ser boa, mas estou treinando pra isso. Meus principais adversários serão os atletas do Equador, Venezuela, Chile e Argentina”, afirma o baiano, que comenta que não considera Allan do Carmo um concorrente, pois briga pelos mesmos objetivos: levar o nome da Bahia e do Brasil pro resto do mundo.

Depois dos Jogos Sul-Americanos, seu próximo compromisso com a touca canarinha será em julho, no Mundial do Canadá.

Seleção Brasileira
Nas piscinas, Filipe já defendeu a Seleção Brasileira por dois anos consecutivos. Em 2006, integrou a Seleção no 1º Campeonato Mundial Junior, após conquistar o melhor índice técnico no Campeonato Brasileiro Junior I. No ano de 2007, defendeu o país no Campeonato Sulamericano Juvenil. Neste mesmo período, participou do Multinations Youth Swimming, e também foi à Copa Pacífico de Natação.

Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585

quinta-feira, 11 de março de 2010

O “adeus” de Filipe Alcântara


O prestígio de atuar na Seleção Brasileira e ser uma referência nas maratonas aquáticas do nosso país não foram suficientes para despertar o interesse de empresas para apoiarem a carreira de Filipe Alcântara. Sem clube e patrocinador desde o final de dezembro, o jovem baiano aceitou proposta do Grêmio Náutico União/RS e deixa o Estado da Bahia. Ele viaja hoje (11), às 15h, para Porto Alegre.

Muitas foram as tentativas de permanecer na Bahia: apelo à mídia, empresas de porte, Governo do Estado, mas as tantas investidas foram em vão. “Muita gente tentou me ajudar. Amigos, jornalistas e, até mesmo, servidores que cuidam do Esporte no nosso Estado. Acontece que eu não tinha mais como esperar”, lamenta Filipe Alcântara, que acredita que na situação como se encontrava não teria melhores resultados na água. “Eu estava envergonhado, sem dinheiro até para comprar suplementos”, acrescenta.

Os bons resultados de Filipe no mar despertaram o interesse de grandes clubes do cenário nacional, a exemplo do Flamengo/RJ, UniSanta/SC e Grêmio Náutico União, que passaram a “namorá-lo” desde a última etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas, em Inema, quando Filipe venceu Allan do Carmo. “Eu ganhei muita visibilidade com esta prova. E nas anteriores, as que não venci, disputei braçada a braçada com o vencedor”, afirma. “Mesmo sabendo que estou fazendo o melhor para minha carreira, estou com o coração partido por deixar minha família, amigos, treinador, preparador físico, e por interromper um sonho, que era levar o nome da Bahia para fora do país” revela.

Filipe vai seguir os passos de outros atletas que migraram para outros Estados e conseguiram sucesso, a exemplo de Edvaldo Valério, Naiara Ribeiro, Fábio Lima e Ana Marcela. “O Fábio, inclusive, vai ser meu colega de clube. Ele já tem uns anos disputando pelo Grêmio”, diz Filipe, que acredita que vai passar a morar com o baiano.

Com a assinatura do contrato, o Grêmio passa arcar com salário, viagens nas competições, hospedagem, alimentação e suplementação do atleta. O acordo tem vigência de um ano.

Sul-Americano da Colômbia

Filipe embarca para Medellín (COL) no dia 20 de março, onde passa a defender as cores do Brasil nos Jogos Sul-Americanos (ODESUR).

No dia 23/3, o nadador disputa os 5 quilômetros. Já no dia 25/3, ele briga nos 10 quilômetros. A competição será transmitida pela SPORTV.

Lucas Gaspari
Jornalista e Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585

Filipe Alcântara é do União

O clube campeão brasileiro de águas abertas contratou o "emergente" Filipe Alcântara para a sua equipe. É o terceiro baiano que vai desbravar nas piscinas gaúchas, antes Edvaldo Valério e Fábio Lima, este ainda está por lá, deixaram a Bahia para defender as cores do Grêmio Náutico União.

Filipe entra num projeto e desafio pessoal do técnico Christiano Klasser que quer montar o melhor programa de fundo da natação brasileira. Filipe nadava pelo SERC até o ano passado mas sempre esteve treinando na Bahia sob o comando do técnico que lhe lançou, Roque Santos.

Fonte: BLOG DO COACH