domingo, 22 de novembro de 2009

Filipe brilha, conquista Brasileiro e garante vaga na Seleção


Se existe uma palavra para definir essa conquista: superação. Filipe Alcântara venceu a lesão, o cansaço e os adversários e conquistou o XIV Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas. A competição foi disputada neste domingo (22), na praia de Inema, Base Naval de Aratu. Com o triunfo, o jovem baiano garantiu vaga na equipe da Seleção Brasileira que vai disputar os Jogos Sul-Americanos que acontecem na Colômbia, em 2010.

Nem parecia que Filipe vinha de recuperação de uma distensão muscular. Ao longo de toda prova ele esteve no grupo que disputava a liderança a cada braçada. Nos últimos 500 metros, os atletas estavam embolados e o futuro da prova era incerto. Então, resolveu distanciar-se do grupo e traçar o seu próprio destino. “Só o primeiro lugar servia para mim. Subir no pódio em outra posição não me garantia na Seleção. Tive que modificar a minha estratégia e assumir o risco. E deu certo”, comemora Alcântara, que confessa ainda que pensou em desistir no meio da prova, por conta das fortes dores musculares.


Filipe Alcântara, que defende as cores do SERC - São Caetano do Sul, foi o primeiro colocado, seguido pelo também baiano Allan do Carmo, atleta do ACEB, e o gaúcho Samuel Bona, do Grêmio Náutico União. Ao terminar a prova. Filipe correu às lagrimas para comemorar o título com o seu treinador, Roque Sanchez, e a sua mãe, Maria Alcântara, que o acompanha em todas as competições.

De acordo com os dados da Federação Baiana de Desportos Aquáticos – FBDA, foram inscritos 74 atletas, dentre homens e mulheres, na prova dos 5 quilômetros.

Superação

Quando ficou sabendo que as duas últimas etapas do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas seriam disputadas nos dias 20 e 22 de novembro, em Salvador, Filipe ainda estava lesionado. Decidiu, então, junto com o seu treinador, a disputar somente uma das provas: a de 5 quilêmetros E assim, direcionou todos os seus treinamentos para essa modalidade, se poupando da prova dos 10 quilômetros, que acontecia dois dias antes.

O primeiro colocado de cada prova garantiria vaga na Seleção. E caso um mesmo atleta conquistasse as duas provas, surgiria uma segunda vaga, pois a equipe da Seleção Brasileira é formada por dois atletas. Até então, era sabido que esta suposta segunda vaga sairia do segundo colocado dos 5km.

Acontece que, às vésperas da prova dos 10km, Filipe soube no Congresso Técnico da prova, por representantes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, que havia um novo critério para disputar essa possível vaga. Estaria determinado que a suposta vaga seria conquistada pelo atleta que obtivesse a segunda melhor média de tempo nas duas provas.

Pego de surpresa, Alcântara teve que se inscrever às pressas na prova dos 10km para disputar a competição a ser realizada no dia seguinte. E era justamente o que ele queria evitar, uma prova desgastante.

Como havia dedicado os seus treinamentos para outra modalidade, Filipe não esperava ser bem classificado. Ainda assim, disputou braçada a braçada as primeiras colocações, mas perdeu posições no final e ficou com a sétima colocação.

Mesmo exausto e com dores musculares, Filipe não tirou o foco da Seleção Brasileira. Dois dias depois estava pronto para disputar a prova que havia treinado e apostado todas as suas fichas. Com muita maturidade, força de vontade e superação sagrou-se campeão e carimbou seu passaporte para a Colômbia.

Um comentário:

  1. Não fez mais que a obrigação. Brincadeira. hahaha
    Monstro velho. nadou os 10km e ganhou os 5km. Excelente. O pessoal do Sao caetano deve estar muito feliz. Abraço
    Parabens novamente


    Marcel Brandão

    ResponderExcluir