sábado, 24 de julho de 2010

Filipe Alcântara permanece no Canadá para participar de etapa da Copa do Mundo

Após conquistar a 21ª colocação no Mundial de Maratonas Aquáticas (10km) defendendo as cores da Seleção Brasileira, o nadador baiano, Filipe Alcântara, volta a cair nas águas geladas da cidade de Roberval, no Canadá, em disputa da 4ª etapa da Copa do Mundo, dessa vez vestindo a touca do Grêmio Náutico União (GNU/RS). A prova acontece amanhã (25), às 14h30 (horário de Brasília).

De acordo com o atleta, seu maior adversário nas competições internacionais tem sido a temperatura da água. "Eu nunca senti tanto frio na vida quanto o que passei no Mundial. A água do Canadá é muito gelada e atrapalhou bastante o meu rendimento. Em alguns momentos eu nem sentia meu braço. Por conta disso, vários atletas não conseguiram concluir a prova. Mas, para um atleta que quer se destacar internacionalmente, isso tem que ser superado", comentou Filipe Alcântara, que se considera mais preparado para este embate. "Agora eu já sei o que vou encarar e pretendo melhorar o meu tempo", concluiu Alcântara, que concluiu o percurso em 2h03min12s.

A competição terá o mesmo palco e formato do Mundial (10km) e conta novamente com a participação dos maiores nomes das maratonas aquáticas do mundo. "São muitos atletas do mesmo nível disputando o mesmo espaço braçada a braçada. A prova, com certeza, terá um ritmo muito intenso. Os que não se sairam muito bem no Mundial vão querer se destacar na Copa do Mundo", declarou o atleta do Grêmio Náutico União.

Além de Filipe, o evento conta com a participação dos brasileiros Allan do Carmo, Samuel de Bona e Ana Marcela, também atletas da Seleção Brasileira.

Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585

domingo, 18 de julho de 2010

Filipe Alcântara é 21º nos 10km masculino do Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas

O nadador baiano Filipe Alcântara, 20 anos, foi 21º colocado na prova de 10km masculina do 6º Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, que ocorre em Roberval, no Canadá. O atleta do Grêmio Náutico União, que sentiu muito a baixa temperatura da água - 17ºC em média -, completou o percurso em 2h03min12s, depois de ter cruzado os 2,5km em 13º, os 5km em 17º e os 7,5km em 20º.

- Até que comecei bem, passando no bolo dos 15 primeiros na primeira volta, mas com o frio, minhas braçadas já não eram as mesmas. Foi o pior frio que já senti, mas valeu ter terminado a prova no primeiro Mundial - afirmou após sair da água.
Allan do Carmo, outro brasileiro na prova, permaneceu atrás de Alcântara até a metade da prova, quando iniciou uma recuperação, terminando em 10º (2h01min15s). Trinta e oito nadadores largaram e somente 28 cruzaram a linha de chegada.

5km masculino
Terça-feira (20) será a vez do gaúcho Samuel de Bona, 19, competir na prova de 5km, às 15h (horário de Brasília). O atleta vai para a disputa embalado pelo bom resultado obtido na terceira etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, em 26 de junho, em Setúbal, Portugal. Bona foi 9º colocado na prova de 10km, terminando como o melhor atleta sul-americano na disputa.O técnico Christiano Klaser acompanha os dois nadadores no Canadá. A participação de Alcântara e Bona mantém a escrita do Grêmio Náutico União de ter disputado todas as edições do Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, realizado a cada dois anos, desde 2000. Na última edição, em Sevilha, na Espanha, o nadador Marcelo Romanelli representou as cores do clube porto-alegrense.
Fonte: Grêmio Náutico União

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Filipe Alcântara e Samuel de Bona chegam ao Canadá

Os nadadores Filipe Alcântara e Samuel de Bona, 20 e 19 anos, já encontram-se na cidade de Roberval, no Canadá, onde disputam o 6º Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas a partir de sábado (17). Alcântara nada a prova de 10km no domingo, às 12h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Sportv. Bona, por sua vez, compete na de 5km, na terça-feira, às 15h (horário de Brasília). O técnico Christiano Klaser acompanha os atletas.

Também representam o Brasil na competição o baiano Allan do Carmo (Aceb/BA), a baiana Anna Marcela Cunha (Unisanta/SP) e a paulista Poliana Okimoto (Corinthians/SP). Cento e quarenta e quatro nadadores, de 30 países, participam das provas de 5, 10 e 25km – na qual o Brasil não terá representantes. O Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas será realizado no Lago Saint Jean.

Fonte: Grêmio Náutico União