quinta-feira, 15 de abril de 2010

Filipe Alcântara bate dois recordes em piscinas gaúchas

Em sua primeira competição nas piscinas gauchas, o nadador baiano, Filipe Alcântara, mostrou o motivo pelo qual fez despertar o interesse dos maiores clubes de natação do país. Defendendo as cores do Grêmio Náutico União (GNU), o atleta quebrou os recordes estaduais absolutos nos 800 e 1500 metros livres, no Torneio Classe Aberta – 1º semestre. A competição aconteceu no último sábado (10), na piscina dos Caixeiros Viajantes, em Porto Alegre.

Nos 800 metros, Alcântara fez 8min05s e superou, com a folga de quatro segundos, o recorde estadual pertencente ao seu colega de equipe, o gaucho Samuel de Bona. “Caí na piscina apreensivo. Sabia que precisava de um bom resultado para melhorar a minha auto estima, mas tinha a convicção de que iria pegar pedreira. Dei tudo de mim e consegui”, comemorou Filipe, aliviado após o ouro e a detenção do melhor tempo. “Meus maiores adversários eram o Samuel e o Bernardo Figueiredo, que treinam comigo. Eu sei o quanto que eles são bons” acrescentou.

Segundo Alcântara, o bom resultado na prova dos 800m o encheu de expectativas para brigar pela quebra de recorde nos 1500m, mas agora teria um novo adversário: o cansaço. “Eram duas provas no mesmo dia. Uma em cada turno. Kiko, o meu treinador, pediu que descansasse bem, que teria todas as condições de vencer novamente. Assim fiz e venci”, declarou o atleta, que superou o desgaste e terminou a prova em 15min26s, dois segundos mais rápido que o recorde de Carlos Pavão. “Estou muito feliz não só pelos recordes, mas por ter melhorado o meu tempo nas duas modalidades. E o melhor, consegui isso tudo no mesmo dia”, declarou”.

Com estes resultados, Filipe se sente preparado para disputar o Troféu Maria Lenk (antigo Troféu Brasil), que acontece nos dias 3 a 8 de maio, nas piscinas do UniSanta, em Santos, litoral Paulista. “Estou muito confiante”, concluiu o baiano.

Lucas Gaspari
Assessor de Imprensa
71) 8797-0585

Nadadores unionistas vencem no Torneio Classe Aberta – 1º Semestre

O baiano Filipe Alcântara foi um dos destaques unionistas na competição, quebrando dois recordes estaduais absolutos

Foi um final de semana repleto de medalhas para os nadadores do Grêmio Náutico União. Formada por 80 atletas, a equipe conquistou 22 medalhas de ouro, 23 de prata e 17 de bronze no Torneio Classe Aberta – 1º Semestre. Destaque para o nadador baiano de águas abertas Filipe Alcântara, que na sua primeira competição em piscina pelo clube, estabeleceu o novo recorde estadual absoluto nos 800 e nos 1500 metros livre, com os tempos de 8min05s e 15min26s, respectivamente. As provas foram realizadas na piscina do Caixeiros Viajantes. A promoção foi da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA).

Fonte: Grêmio Náutico União/RS

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Filipe vai ao Rio disputar prova que o lançou para o Brasil

Filipe promete subir ao pódio novamente este ano

Este domingo (4) será um dia especial para o atleta baiano, Filipe Alcântara. Após voltar da altitude de Medellín (COL), onde disputou os Jogos Sul-Americanos, o nadador viaja ao Rio de Janeiro, com mais experiência, para disputar a prova que proporcionou a sua projeção no esporte: a tradicional Travessia dos Fortes. A prova, que é considerada a mais popular travessia da América Latina, tem início às 8h, com largada na praia de Copacabana e término no Leme (3.500m).

Segundo Alcântara, que foi bronze na edição passada, a prova carioca tem um charme peculiar. “Eu não conheço um nadador que não tenha o desejo de participar desta prova. É um momento em que todas as atenções da natação se voltam para o Rio”, afirma o baiano, que considera o palco da competição uma das mais belas paisagens do país. “É muito linda”, acrescenta.

O percurso de 3,5km é um dos favoritos de Filipe Alcântara, que promete subir ao pódio, mas prevê grande dificuldade. “No ano passado eu era um ilustre desconhecido e fui o terceiro colocado. Mas neste ano a galera vai me marcar desde o começo da prova”, brinca o nadador. Segundo Alcântara, seus bons resultados nesta distância são por conta da sua influência na piscina. “Como venho da piscina, onde os percursos são menores do que as maratonas, tenho a velocidade como marca. Neste tipo de prova a velocidade conta mais do que a resistência”, completa.

A competição conta, na classe Elite masculina, com a participação de 50 feras da natação nacional e será transmitida ao vivo no Esporte Espetacular, da Rede Globo.

Lucas Gaspari
Jornalista e Assessor de Imprensa
(71) 8797-0585